TUDOR, a irmã mais nova da Rolex!

Quando se trata de Tudor, é impossível não lembrar de sua “irmã” mais velha, a Rolex. Apesar de a Rolex dominar o mercado de relógios suíços com 28,8% de participação, a Tudor também tem conquistado seu espaço. Com relógios tão belos quanto os da Rolex, a Tudor oferece mais do que apenas um modelo acessível; ela traz sua própria identidade em cada uma de suas peças.

Atualmente, a Tudor é sinônimo de beleza, resistência e elegância, sendo um desejo de entusiastas e colecionadores. Isso demonstra que a qualidade de seus relógios e seu legado seguem a mesma linha da Rolex, mas com um preço mais atrativo. Com 21 anos de diferença em relação à sua irmã mais velha, a Tudor possui uma história quase centenária, com um início modesto sob a supervisão da Rolex, evoluindo até encontrar sua própria identidade. Vamos do começo para entender melhor a essência da Tudor.

Como tudo começou.

A Tudor nasceu do desejo de Hans Wilsdorf, o fundador da Rolex, de criar um Rolex mais acessível para um público mais amplo, mantendo a mesma qualidade. Assim, em 1926, a Tudor foi fundada em Genebra.

(Relógio Tudor Retangular)

Nos primeiros anos de produção, a Rolex assegurou a qualidade técnica e estética da marca, até que ela pudesse caminhar por conta própria. O objetivo era que a Tudor se tornasse uma marca independente. Gradualmente, a Tudor foi desenvolvendo sua identidade, começando pelo logotipo, que originalmente apresentava um escudo com a rosa da dinastia Tudor. Esse logotipo simbolizava a união inquebrável entre força – representando a robustez dos relógios – e graciosidade – refletindo a beleza de suas linhas.

(Tudor com a primeira logo)

No entanto, o logotipo original durou apenas 11 anos, à medida que a marca gradualmente removeu o escudo de seu logotipo, mantendo apenas a rosa, finamente desenhada ou em relevo alto-relevo, enfatizando a elegância e estilo da marca.

(Rosa da Dinastia)

(Tudor Oyster Prince com a Rosa da Dinastia)

Dessa forma, a Tudor começou a buscar o seu lugar no mercado e no pulso dos amantes de relógios, embora ainda mantendo uma forte relação com sua irmã mais velha, seja nos modelos dos relógios, logotipo e até na comunicação com o público.

Mas como qualquer marca ambiciosa, a Tudor sentiu a necessidade de desenvolver sua própria identidade. Isso começou a tomar forma em 1952, quando a marca lançou uma campanha publicitária surpreendente para a época, destacando suas qualidades em termos de robustez, confiabilidade e precisão, por meio de texto detalhado e ilustrações que mostravam homens trabalhando em condições extremas com um relógio Tudor no pulso.

(Propaganda da Tudor em 1952)

Apesar de buscar não ser apenas uma marca secundária da Rolex, Hans Wilsdorf incorporou duas características-chave da Rolex em todos os relógios da Tudor: a caixa Oyster à prova d’água e o mecanismo original de corda automática com rotor Perpetual, garantindo a qualidade de seus relógios.

Seguindo um caminho semelhante ao que a Rolex sempre trilhou, a Tudor também buscou provar a robustez e resistência de seus relógios. Em 1953, a Rolex lançou uma campanha promovendo a robustez e resistência dos relógios TUDOR Oyster Prince, destacando os seguintes testes:

  • Um mineiro usou o relógio por 252 horas de escavação manual em uma mina de carvão.
  • O relógio foi submetido a 30 horas de vibrações de um martelo pneumático.
  • Um canteiro usou o relógio por três meses.
  • O relógio foi usado por um mês na rebitagem de vigas metálicas em obras de construção.
  • Um motociclista de competição usou o relógio por mais de 1600 quilômetros.
  • Os principais destaques incluíram a grande robustez, precisão, eficácia do mecanismo de corda e a capacidade de ser à prova d’água mesmo em condições extremas.

Assim, a Tudor demonstrou que estava no mercado de relógios para ficar, e que, apesar de ser mais acessível, era tão resistente quanto um Rolex, comprovando sua durabilidade e confiabilidade.

Dessa forma, a Tudor começou a caminhar com suas próprias pernas e a assumir a responsabilidade de estar associada a um relógio tão icônico quanto a Rolex, conquistando sua identidade única. Esse contexto motivou a Tudor a lançar outros tipos de modelos de relógios, como o Tudor Advisor, o primeiro relógio Tudor com despertador, produzido entre 1957 e 1977.

(Tudor Adivisor)

Mas, apesar da evolução, a Tudor ainda continuava sendo muito associada à Rolex, devido à proposta e aos modelos muito semelhantes, como o Tudor Submariner, um relógio nitidamente inspirado no Rolex Submariner.

Nova fase

Já com sua identidade mais desenvolvida, a Tudor alterou novamente seu logotipo em 1969, removendo a Rosa da Dinastia Tudor do logotipo e introduzindo seu escudo, símbolo de solidez e confiabilidade inabaláveis. Desde então, o logotipo da Tudor permanece inalterado.

(Tudor Oyster Prince com novo logo)

Seguindo a linha de sua evolução, a Tudor também lançou outros modelos de relógios, que não se limitam apenas a relógios de mergulho, mas que também apresentam uma visão de relógio elegante, como o Tudor Glamour. Isso é um exemplo marcante do estilo “rétro-chic” da marca, oferecendo uma ampla variedade de modelos elegantes e refinados, incluindo o Glamour Date, Date+Day e Double Date, com diversas características e opções.

(Tudor Glamour Date)

Tudor nos oceanos

Os relógios Tudor Submariners ganharam reconhecimento por sua qualidade e robustez ao serem adotados por organizações militares de elite, como a Marine nationale française e a US Navy. Eles não eram feitos sob medida, mas eram referências disponíveis no catálogo que essas organizações selecionaram, com a única distinção sendo uma gravação no fundo da caixa. Por exemplo, os usados pela Marine nationale française tinham as iniciais M.N. e os dois últimos dígitos do ano de entrega.

(Fundo Tudor US Navy)

Embora sejam raros os exemplares que sobreviveram em perfeitas condições devido ao uso intenso em condições extremas, esses relógios têm grande valor como objetos de coleção devido à sua raridade, histórias e apelo militar.

(Tudor Submariner)

De forma tímida, a Tudor buscou trazer modelos que fossem mais alinhados com sua identidade, começando com a evolução do Submariner. Com uma combinação discreta entre códigos estéticos tradicionais e relojoaria contemporânea, nasceu um dos relógios mais icônicos da Tudor, o Black Bay. Ele tem uma origem muito semelhante ao Pelagos, formando sua dupla de relógios mais famosos, que, apesar de inspirados na Rolex, possuem uma identidade própria e sendo inconfundíveis no pulso de qualquer amante de relógios.

(Tudor Black Bay)

(Tudor Pelagos)

Tudor Hoje

A Tudor, sem dúvida, é uma das marcas mais relevantes de relógios suíços. Ela é a criadora de modelos icônicos como o Black Bay, Pelagos e Glamour, demonstrando que, apesar da forte ligação com a Rolex, está trilhando seu próprio caminho e tem seus próprios modelos icônicos. Foram muitos anos lutando por seu espaço e identidade, uma luta que está gerando resultados e mostrando que há muita história pela frente.

Os relógios Tudor têm preços na faixa de R$ 15.000 a R$ 60.000, oferecendo a qualidade da Rolex a um preço mais acessível. Isso é especialmente valioso, considerando que é difícil encontrar um Rolex de qualidade nessa faixa de preço.

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