Tissot PRX: Um Clássico da Relojoaria que Voltou para Ficar

Quando o assunto é relógio suíço com um preço acessível, a Tissot é uma das marcas mais lembradas, mas não apenas por ter relógios mais acessíveis que um Rolex, Patek Philippe e outras marcas de luxo, mas por ter uma qualidade invejável em seus relógios, com uma construção focada nos detalhes, mecanismos confiáveis e com um preço muito acessível pela qualidade que oferece.

E se engana muito quem acha que a Tissot é para quem está iniciando no mundo de relógios suíços. Ela é um clássico da relojoaria que faz brilhar os olhos até dos maiores colecionadores, afinal, uma marca para sobreviver mais de 170 anos, é necessário uma constante evolução, seja de seus modelos, de seu processo de fabricação, da sua tecnologia e é claro, do seu design atemporal.

Neste texto, o objetivo não é contar a história da marca, mas sim de um dos modelos mais icônicos criados por ela. E se você quer conhecer mais sobre esse modelo incrível que é o Tissot PRX, leia até o final.

O Início da História do PRX

Tudo começou na década de 70, quando a Tissot sentiu a necessidade de produzir um relógio elegante, mas que também fosse esportivo. Na época, muitos modelos que seguiram essa mesma linha tinham sua pulseira integrada à caixa do relógio, e tinham inspirações como o Audemars Piguet Royal Oak e o Patek Philippe Nautilus, dois grandes clássicos da alta relojoaria. Foi em 1978 que nasceu o Preciso e Robusto. O “X” de seu nome indica, em algarismos romanos, a sua resistência à água de até 10 atmosferas, ou 100 metros.  O PRX foi lançado inicialmente com movimento a quartzo e com o tamanho de 35mm.

O PRX trouxe o que a Tissot precisava: um relógio versátil, com um design minimalista perfeito para o uso diário, o que fez com que ele começasse a se destacar no mercado, tornando-se um sucesso de vendas. Entretanto, esse sucesso durou pouco tempo. O mercado de relógios estava passando por mudanças, com os relógios digitais se tornando cada vez mais populares, o que fez com que o PRX começasse a sofrer com a queda nas vendas. Relógios com um visual mais esportivo e casual estavam ganhando mais mercado, enquanto modelos mais elegantes e minimalistas estavam perdendo espaço.

Foi então que, para se adequar ao mercado, em 1985, a Tissot tomou a difícil decisão de descontinuar o PRX para focar em outros modelos que estavam fazendo mais sucesso na época. Apesar de ser uma decisão difícil, foi necessária para a Tissot se readequar ao mercado de relógios, uma vez que, para sobreviver ao longo dos anos, é necessário seguir o fluxo do mercado, caso contrário, o caminho é a falência.

O Renascimento de uma Lenda

Apesar de ter sido descontinuado pela Tissot, o PRX nunca foi esquecido, afinal, seu design minimalista e elegante foi pensado para ser atemporal. Foi então que 36 anos depois, em 2021, a marca resolveu trazer novamente o modelo, mas agora com o movimento automático Powermatic 80, com base ETA 2824-2, com corda automática e uma impressionante reserva de marcha de 80 horas, sendo um mecanismo de alta qualidade que oferece confiabilidade e precisão.

O renascimento do PRX começou com o tamanho de 40 mm, 5 mm maior que seu antecessor, e foi um grande sucesso de vendas, visto que era um relógio muito bem construído, com um excelente mecanismo e, é claro, muito bonito. Todo esse sucesso fez com que a Tissot lançasse diversas combinações do PRX, oferecendo diferentes tipos de pulseira e mostradores, incluindo o modelo a quartzo, dando ainda mais possibilidades de trazer um PRX para o pulso das pessoas. Além disso, a Tissot também apostou em diferentes cores de mostradores, como o famoso verde menta, o azul Tiffany, preto, verde e cinza, incluindo no catálogo também modelos com cronógrafos, mudando o seu mecanismo para o VALJOUX, um calibre ETA Valjoux com reserva de marcha de 60 horas.

Tissot PRX Powermatic 80 40mm com mostrador ice blue

Tissot PRX Cronógrafo

A Tissot investiu muito no renascimento do PRX, e não foi à toa que o PRX foi o modelo do ano em 2022. Mais recentemente, a Tissot trouxe novamente o PRX com 35mm, inspirada nas suas primeiras edições, com mostradores em madre pérola, preto, verde e azul. Neste ano também foi lançado o modelo digital, que lembra muito um Casio vintage, mas em um PRX.

Tissot PRX Powermatic 35 mm

Tissot PRX Digital

O que Achamos do Tissot PRX

Não resta dúvida de que a Tissot renasceu um clássico da relojoaria e veio para ficar. O PRX traz consigo uma facilidade em agradar amantes de relógios e até quem não ama, tornando-se uma peça indispensável na coleção de amantes de relógios, seja para um uso mais casual ou até mesmo para uso diário. O PRX traz consigo uma história de superação, afinal, em 1985, a Tissot parou de fabricar por não vender, e atualmente ele é assunto de conversa em diversas rodinhas de amantes de relógios.

O PRX tem 45 anos de história, mas foi produzido por apenas 10 anos, entre 1978 e 1985 e de 2021 em diante. Esse hiato abre espaço para muitas versões do relógio, uma vez que podemos dizer que ele ficou “enjaulado” no tempo, possibilitando à Tissot investir em novas versões.

Se você quer sabe o valor do PRX para ter um no seu pulso, clique aqui e veja todos os modelos que temos disponíveis na New Store.

Nos acompanhe em nossas Redes Sociais:

Instagram – Youtube – Acesse nosso site – Fale conosco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *